domingo, 28 de março de 2010

CASAL REAL DA SUÉCIA EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA



Amigos, estive ausente por estes dias em virtude dos preparativos  para a visita do Casal Real da Suécia à guarnição militar de São Gabriel da Cachoeira, AM. O rei Carl XVI Gustav e a rainha Silvia, acompanhados do Ministro da Defesa Nelson Jobim, do Comandante do Exército Gen Enzo, Gen Matos, comandante do CMA e demais autoridades  civis e militares do Brasil e da Suécia visitaram a 2ª Bda Inf Sl nos dias 27 e 28 de março. Durante a visita, o Casal Real pode ver de perto como vivem as comunidades indígenas, presenciaram o trabalho dioturno das Forças Armadas na fronteira do Brasil, conheceram o artesanato local (foto acima)  e assistiram a instruções sobre a vida na selva (foto abaixo). Sempre com um sorriso estampado no rosto, sua majestade a rainha Silvia conquistou a simpatia do povo e foi muito bem recebida.

Sílvia da Suécia (Heidelberg, 23 de dezembro de 1943) é a rainha consorte do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e a mãe da herdeira aparente ao trono, a princesa Vitória.
Sílvia Renate Sommerlath é a mais nova dos três irmãos e filha do empresário alemão Walther Sommerlath, que se tornou presidente da subsidiária brasileira da metalúrgica sueca Uddeholm, e de sua esposa, Alice Soares de Toledo, uma brasileira de origem portuguesa e espanhola. Alice, natural de Porto Feliz, era descendente dos primeiros exploradores portugueses, chegados ao Brasil ainda no século XVI.
Sílvia nasceu na cidade de Heidelberg, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e seu pai era um membro do Partido Nazista. Depois da guerra, sua família mudou-se para o Brasil, e Sílvia morou em São Paulo entre 1947 e 1957, portanto dos quatro aos catorze anos de idade. Depois, sua família retornou à Alemanha.
Em 1963, ela termina seus estudos secundários em Düsseldorf. Em 1969, graduou-se em Interpretação em Munich, especializando em Língua Espanhola.
No início dos anos 1970, Silvia Sommerlath trabalhou junto ao consulado argentino em Munique, durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972. Trabalhou como diretora do Protocolo dos Jogos de Inverno em Innsbruck, na Áustria, e, brevemente, como comissária de bordo.
Intérprete, Sílvia fala seis línguas: sueco, alemão, francês, espanhol, português e inglês. Alem disso, a Rainha é muito fluente na língua de sinais para deficientes auditivos.
Nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, Sílvia Sommerlath conheceu o então Príncipe Herdeiro Carlos Gustavo da Suécia. Numa entrevista seguinte, o futuro rei lhe disse que eles combinavam bem.
Com a morte do rei Gustavo VI Adolfo em 14 de setembro de 1973, Carlos Gustavo foi coroado rei, cinco dias depois. Ele e Sílvia anunciaram seu noivado em 12 de março de 197619 de junho, na Catedral Storkyrkan, Estocolmo. Foi o primeiro casamento de um monarca sueco reinante desde 1797. e casaram-se três meses mais tarde, em
Carlos XVI Gustavo da Suécia (nascido: Carl Gustaf Folke Hubertus Bernadotte; Palácio de Haga, Solna, 30 de Abril de 1946) é o atual rei, e, consquentemente, chefe de Estado do Reino da Suécia. Filho do Príncipe Gustavo Adolfo, Duque de Västerbotten e da Princesa Sibila de Saxe-Coburgo-Gota, Carlos XVI Gustavo era neto de Gustavo VI Adolfo, a quem sucedeu em 15 de Setembro de 1973.






Nenhum comentário: