segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ROSSYR BERNY - UM GRANDE GESTO, DE UM GRANDE AMIGO

A campanha pela conquista do Colégio Tiradentes em São Gabriel teve mais uma adesão importante neste final de semana, e por um filho ilustre da terra, que batalha pela cultura e educação no Rio Grande. O escritor gabrielense Rossyr Berny (de pé), que é proprietário das editoras Alcance e Tchê, anunciou a doação de 12 mil volumes para compor a Biblioteca do Colégio Tiradentes.

A doação dos livros – que abrangem áreas como cultura geral, literatura, folclore rio-grandense, história, entre outros – de acordo com Rossyr, é a maneira de agradecer a cidade natal e também aos bons serviços prestados pelo Colégio, administrado pela Brigada Militar. Este tem uma razão especial também – sua filha, Schariza Berny, cursou o Ensino Médio na instituição.

“Por seu padrão altamente qualificado de ensino, ela cursou o Colégio com excelente aproveitamento, depois veio a se formar em Letras na FAPA (Faculdade Porto-Alegrense), por ter lá conquistado a láurea acadêmica, ganhou a oportunidade de fazer um Mestrado em Teoria da Literatura, casualmente, o mesmo que eu fiz. Isso tudo é resultado do bom ensino recebido em sua passagem pelo Tiradentes. É uma oportunidade que a comunidade tem que aproveitar, e é por isso que apoio com a doação destas obras literárias, desta bela iniciativa que a Prefeitura está trazendo para a comunidade”, concluiu.

Quem é Rossyr Berny

Adão Rossyr Berny de Oliveira nasceu em São Gabriel a 30 de agosto de 1952, teve sempre o gosto pelo ensino e a literatura. Batalhou muito para conseguir suas conquistas e vitórias. Em 1973, passou a residir em Porto Alegre, onde formou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Teoria da Literatura; Cursou a Faculdade de Formação de Professores na Faculdade São Judas Tadeu.

Mas acabou mesmo sendo Editor, criando há mais de 20 anos a Editora Alcance Ltda. De 1976 a 2006 publicou 18 livros de poemas, sendo os mais recentes "Armasamor", "Amor Tsunami" e "Construtores de Precipícios". Rossyr Berny inaugurou-se na narrativa com a publicação do romance-histórico "Entreguem o matador à família do morto - Brasil 500 Danos". Traduziu cinco livros, em prosa e poesia, do Espanhol para o Português, as obras de Carlos Pereira Higgie, Nélida Marina Mafru e Rubinstein Moreira, uruguaios. Igualmente foi traduzido na Argentina por Perpétua Flores; no Paraguai por Victor Casartelli e, no Uruguai, por Rubinstein Moreira.

Vários trabalhos de conclusão de cursos superiores foram apresentados em Porto Alegre e outros Estados brasileiros, baseados em sua obra literária, sempre inovadora e polêmica. Em abril de 2002 foi homenageado pela Câmara Rio-Grandense do Livro por completar 25 anos de literatura e trabalho profissional com o mundo do livro. Foi homenageado por sua terra natal ao ser o primeiro patrono da primeira edição da Feira Municipal do Livro, em 2007. É pai de Rossano, Denis e Schariza.

* MATÉRIA EXTRAÍDA DO BLOG "CONTEXTONLINE", COM TEXTO DE MARCELO RIBEIRO, DE SÃO GABRIEL-RS.

Um comentário:

Rossyr Berny disse...

Mas bah, poeta amigo, que força estás dando a este poeta teu admirador. Gracias por divulgar este gesto de doação merecida ao Colégio Tiradentes, onde minha filha Schariza - que acaba de dar-me a netinha Catarine - estudou e teve uma ótima aprendizagem.
Aproveitei tua divulgação neste lindo blog para colocar como link no meu site.
Forte abraço do amigo gabrielense

Rossyr Berny