quinta-feira, 30 de março de 2017

O ADEUS A JOÃO ARI FERREIRA

"Quando partirem do sul, as andorinhas
levando embora este verão, das nossas vidas...
hão de deixar nas primeiras folhas mortas
mansos acenos para o pago em despedida..."


O Rio Grande perdeu no dia de ontem um de seus maiores compositores.
Morreu nesta quarta-feira, em Santa Maria, o compositor nativista e professor João Ari Ferreira, o Sicha. Ele tinha 58 anos e estava internado no Hospital de Caridade do município.


Nascido em Palmeira das Missões, João Ferreira se mudou ainda jovem para Jaguari, onde residia. Ele foi professor de história na rede estadual de ensino. Mas a docência não foi a sua única paixão. Por anos, dedicou-se a compor músicas gaúchas, tornando reconhecido em diversos festivais nativistas do Estado, entre eles a Tertúlia de Santa Maria, o Carijo da Canção de Palmeira das Missões e a Coxilha Nativista de Cruz Alta.

Algumas de suas canções mais famosas são A Lição das Andorinhas, feita em parceira com o cantor Nenito Sarturi, e Reinfância, escrita em parceria com Luis Fernando Gastaldo. Suas composições foram interpretadas por músicos como o próprio Nenito Sarturi e Miguel Marques. 
A morte do compositor causou tristeza no meio artístico gaúcho, especialmente em Jaguari e Santiago, cidades em que seu trabalho era bastante reconhecido. Diversas manifestações de pesar estão sendo publicadas nas redes sociais por amigos e fãs. 

 João Ferreira lutava há alguns anos contra problemas no fígado. A causa da morte foi falência de múltiplos órgãos. O seu sepultamento ocorreu às 10h desta quinta, no cemitério de Jaguari. 


Nenhum comentário: