quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

URNA DE DOM BOSCO EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA

Meus filhos Carlos Eduardo e Pedro Henrique estudam atualmente no Colégio  São Gabriel, escola que tem como padroeiro o padre jesuita Dom Bosco.  Em Comemoração ao Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, que ocorrerá em 2015,  a cidade de São Gabriel da Cachoeira juntamente com a comunidade de Iuaretê irá receber a Urna de Dom Bosco que foi preparada para ser transportada pelo mundo inteiro, sendo 130 países ao longo de cinco anos. Em seguida voltará para a Itália por ocasião do bicentenário da Congregação.
São Gabriel da Cachoeira participará da peregrinação, devido ao trabalho dos salesianos na Amazônia que começou justamente nesta região em 1914. Os salesianos as filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) trabalham na região desde 1914. A preparação está sendo concentrada tanto no município como em Iauaretê.  A urna deve chegar ao município na tarde do dia 21, e fica até a metade da tarde do dia 22. Depois regressa para Manaus onde continuará sua peregrinação e por fim será entregue para os salesianos da Bolívia.
A programação na cidade será da seguinte forma: no final da tarde, do dia 21, haverá uma carreata vinda do Aeroporto Waupés até a cidade e pela noite haverá uma vigília. No dia 22, pela parte da manhã haverá atividades com as escolas e, às 12:00 hs, haverás uma celebração da eucaristia .
A Urna, projetada pelo Arquiteto Gianpiero Zoncu, foi realizada em alumínio, bronze e cristal. Os mestres que realizaram a obra são: Marco Berrone (artífice do ferro), Francesco Boglione (marcheteiro). Os cristais são trabalho da firma Bivetro. A “Fundição Artística De Carli” preparou as ambiências metálicas e a firma Perlaluce cuidou da iluminação.
A urna, que contém os restos do braço direito de Dom Bosco, é sustentada por quatro pilares nos quais se gravaram as datas relativas ao bicentenário (1815-2015), o escudo da congregação salesiana e o lema carismático de Dom Bosco: "Dêem-me almas e levem todo o resto". Os pilares são decorados para os lados da Urna com quadrângulos mostrando semblantes de jovens dos cinco continentes, obra do escultor Gabriele Garbolino. O Rosto de Dom Bosco da Estátua que está na Urna foi reproduzido a partir da máscara que Cellini realizou por ocasião da morte de Dom Bosco.
Quem cuida de toda a logística da peregrinação é a empresa Italiana, Roberto Bertoli, juntamente com a Missioni Dom Bosco de Turim.

Fonte: ASSECOM/PMSGC, com informações do Boletim SALESIANO, Ano 59 – nº. 6 Novembro/Dezembro de 2009 e do site: www.dombosconobrasil.com.br

Nenhum comentário: