quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DE ITAQUI À SÃO GABRIEL

Mesmo distante, sigo acompanhando as coisas da minha terra, e hoje destaco a iniciativa do valente Grupo Tradicionalista de Cavalgada (GTC) Sepé Tiaraju, que resgata esta que é uma das mais bonitas e autênticas formas de preservar nossa tradições e nossos costumes. Partindo da lendária Itaqui, com destino à São Gabriel, estes bravos cavalarianos conduzirão a Chama Crioula do Rio Grande do Sul.

A trecho percorrido, uma homenagem. A Cavalgada chegará em São Gabriel no dia 7 de setembro,  encerrando o Desfile da Semana da Pátria. Ao chegar em solo gabrielense, prestarão uma homenagem a Italmir Maldonado Chaves, falecido este ano. A seguir, será entregue a fagulha da Chama Crioula de 2010 aos representantes das cidades de Santana da Boa Vista,  Caçapava do Sul e outros municípios. 

O integrante Edison Luis Martins Perlin, o Edinho Perlin, músico e radialista lá das bandas do Itaqui, mas hoje cidadão gabrielense  notando que o ato de cavalgar deveria ter algum sentido, propôs homenagear cada trecho com o nome de pessoa ilustre que contribuiu com o Movimento tradicionalista, e assim foi montado o percurso:

1. Gentil Antonio Weber (in memorian), 31Km
2. Italmir Maldonado Chaves (in memorian), 30Km
3. José Bonifácio Lederhós (in memorian), 30Km
4. José Machado (in memorian), 28Km
5. Élbio Munhoz (in memorian), 36Km
6. Mauro Pinto (in memorian), 31Km
7. Erminio Goddoy (in memorian), 33Km
8. Homero Laureano (in memorian), 35Km
9. Turibio Teixeira Machado (in memorian), 29Km
10. Orestes Goulart (in memorian), 27Km

O Grupo, foi fundado em 10 de maio de 2005 por Adalberto M. Cavalheiro, Armando P. Marques, Clóvis Gabriel M. Weber, Haroldo Francisco F. Dubois, Luis Paulo R. Pereira e Marco Antonio R. Moreira.

O GTC Sepé Tiaraju, é uma sociedade, fundada sem fins lucrativos, filiado ao MTG e CTM de São Gabriel, onde foi acolhido por seus fundadores vários tradicionalistas oriundos de CTGs, PTGs e amigos não ligados aos movimentos que sentiam falta de organização de cavalgadas pela pampa Riograndense.

Conforme Decreto Executivo Municipal 169/2006, assinado pelo Prefeito Municipal nos usos de suas atribuições é criada a Chama da Tradição, como homenagem ao Índio Sepé Tiaraju, que foi acesa no dia 25 de agosto de 2006 na cabeceira da Sanga da Bica, sendo carregada em todas as cavalgadas oficiais realizadas pelo GTC Sepé Tiaraju e deverá ficar acesa diuturnamente.

O GTC foi declarado entidade de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 2975 de 30 de outubro de 2006. Há anos, a entidade vem também participando dos concursos da Reculuta Municipal, conseguindo destaque crescente nos últimos anos.

A estes bravos da minha querência, nossa homenagem e votos de sucesso nesta jornada!

FONTE DE CONSULTA: BLOG CONTEXTO ONLINE http://www.revistacontextosg.com/, DO JORNALISTA MARCELO RIBEIRO.
 

Nenhum comentário: