sexta-feira, 30 de abril de 2010

AOS PÉS DO PICO DA NEBLINA...

Existem momentos na vida da gente que jamais esquecemos. Ontem vivi um desses momentos. Partimos de São Gabriel da Cachoeira às 12 horas, a bordo de uma aeronave da FAB com destino a dois lugares encantadores. O primeiro deles, Yuaretê, local do 1ºPEF (foto acima), onde valorosos soldados da farda verde-oliva guarnecem nossas fronteiras com a Colômbia. Este distrito fica há 250 Km de São Gabriel, às margens do rio Uaupés, afluente do rio Negro. Foi inaugurado em junho de 1988 e desde aquela data exerce sua nobre missão de zelar pela soberania nacional. O "Sentinela da Cachoeira das Onças" é um local aprazível, com casas de madeira rodeadas por grama verde por todos os lados, se confundem com a paisagem exuberante da selva amazônica.

O segundo lugar visitado, foi o belo distrito de Maturacá, onde o 5º PEF cumpre sua missão de guarnecer a fronteira com a Venezuela. Aos pés do Maciço da Neblina ( abaixo e ao lado), é o local de onde partem os bravos que ousam escalar o pico mais alto do Brasil.
Um lugar de beleza sem igual, rodeado de montanhas, de um lado a Serra do Padre, de outro a gigantesca cadeia de montanhas que esconde o teto do Brasil.  
 
O 5º Pelotão Especial de Fronteira está instalado no Parque Nacional do Pico da Neblina e foi inaugurado em junho de 1994, sendo ambos subordinados ao 5º BIS, unidade sediada em São Gabriel da Cachoeira. Nos Pelotões de Fronteira vivem muito mais do que soldados. Ali vivem verdadeiros cidadãos brasileiros, homens, mulheres e crianças que com a força de seu trabalho e dedicação prestam inestimáveis serviços às comunidades isoladas deste Brasil que poucos conhecem. Vivenciar o dia a dia destes bravos é aprender a amar cada vez mais esta floresta, esta Amazônia que desperta a ganância de tantos, mas que é nossa por direito. Podem não notar, mas estaremos "sempre" lá.

Um comentário:

REGINALDO BALDEZ disse...

buenas tua foto bagual véio, lembranças pra toda tua família, que o Patrão Velho do Universo ilumine teus caminhos. Um forte quebra costela do Baldez (São Gabriel)