quarta-feira, 16 de setembro de 2009

UMA VIAGEM PRA PASÁRGADA


Pasárgada, a terra imaginária de Manuel Bandeira, foi tema do Concurso Literário organizado pela Editora Litteris do Rio de Janeiro, realizado com intuito de somar-se às homenagens ao autor durante a sétima edição da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty. Dos 1307 poemas inscritos, 119 compoem esta antologia. Ivonir Gonçalves Leher foi classificado com o poema "QUANDO EU ME FOR PRA PASÁRGADA".

O POEMA...
Quando eu me for pra Pasárgada

Quando eu me for pra Pasárgada
Com certeza hei de gostar
Sei que tem belas paisagens
Mil quadros pra se pintar...
E sinfonia de grilos
Cantando à luz do luar.

Não sou amigo do rei
- Por quê eu hei de mentir?
Lá não conheço ninguém
Mas mesmo assim vou partir
Quem sabe eu fico por lá
Se o rei assim permitir.

Talvez lá não haja fome
E nem criança sem pão
Miseráveis nas calçadas
E casas de papelão...
E nem grades nas janelas
Polícia, político ou ladrão.

O rei é justo e correto
Não faz acordos de ardil
Respeita as dores do povo
É educado e gentil
Já andou pelo mundo inteiro
Mas não conhece o Brasil.

Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui não é o meu lugar...
Lá quero viver feliz
Poder dormir e acordar
Numa rede na varanda
Tendo sonhos pra sonhar.

Vou-me embora pra Pasárgada
Para nunca mais voltar.

Nenhum comentário: