segunda-feira, 18 de abril de 2016

A ALMA GUITARREIRA DE MARLON TEIXEIRA



 
O que diferencia um grande artista e o que o torna diferente dos demais, é trazer no coração e na alma a humildade e o amor a sua arte. Conheci o Marlon Teixeira nas vivências interioranas da minha São Gabriel, no fértil ambiente musical e poético dos CTGs e festivais nativistas. Dono de uma voz marcante e exímio guitarreiro, este autêntico filho da Terra dos Marechais nos brinda com seu primeiro trabalho solo, repleto de belíssimas composições, com participações especiais de grandes nomes de nossa arte poetico musical, como Jairo Lambari Fernandes, Ranieri Spohr, Paulo Fogaça, Maycon Teixeira, Márcio Fava (Chiquito e Borboneio), João Valério e Wilson Paim, que interpreta a faixa número 6, "Milonga pra um Amor que se Foi", letra deste humilde compositor e musicada pelo Marlon e pelo Aroldo Torres, "que baita presente e quanta honra fazer parte deste disco."
Mesclando músicas campeiras e românticas, temos belos temas, como Ajoujado à Querência, Quando a Saudade Ataca, Saudade de Tropeiro, Alma de Guitarrero, Sina de Peão, Destronando a Rebeldia, Irmão amigo e Parceiro, Chorando Ausência, Colado no Lombo, Rio Vacacaí, Canto à São Gabriel, Temporal de Poesias e Cuidador de Campo.
Dentro os compositores, este que vos fala e poetas como Vanoci Marques, Jânio Teixeira, Emerson Fernandes, Julio César Garces, Adão Bernardes, Maycon Teixeira, Euzamar Bittencourt, Aladin Garcia e Osmar Proença.
Sem dúvida, um artista completo que veio para ficar e que nos trará muitas alegrias com suas canções. O lançamento oficial foi na Nativa FM de Santa Maria, dia 14 de abril e na Pizzaria Tabuão, em São Gabriel no dia 17, com a gravação do programa do grande apresentador José Luiz.
Sucesso meu amigo, muita luz e felicidades nesta brilhante caminhada. Mais uma vez, meu muito obrigado  pela amizade e pela parceria.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Nazarenas Negras, a grande campeã do Joãozinho da Ponte

O grande amigo e irmão de arte Luiz Felipe Cornel levantou 2 vezes o troféu de campeão no 14º Canto a Joãozinho da Ponte, realizado no CTG Tarumã de São Gabriel no último final de semana. Interpretando a música campeã e sendo um dos compositores da segunda colocada, "Atalhos".


Encerrado, no começo da madrugada do dia 04/04, o resultado foi o seguinte:

Primeiro Lugar: Nazarenas Negras 
Letra: Felipe Oliveira/Joel de Freitas Paulo
Melodia: Ederson Mello
Interpretação: Felipe Cornel

Segundo Lugar:  Atalhos (classificada para a próxima edição da Estância da Canção Gaucha)
Letra: Osmar Proença
Melodia: Felipe Cornel

Terceiro Lugar: Pra Renascer Num Cocho de Sal
Letra: Matheus Costa
Melodia: Geovani Silveira

Melhor Intérprete:   Daner Marinho -  Feito um Quadro na Parede
Melhor Instrumentista:  Mauro Silva – Gaita Botoneira – Atalhos 
Melhor Poesia:   Minha Linda, Tu Sabe Disso -  Marciano Reis
Melhor Melodia:  Nazarenas Negras – Ederson Mello
Melhor Arranjo Vocal: Pra Renascer Num Cocho de Sal
Melhor Indumentária:  Layra Souza
Troféu Incentivo:  Ulisses Jobim
Melhor Arranjo Instrumental:  As Respostas do Tempo
Música Mais Campeira: Feito Um Quadro na Parede
Autores: Dalvan Medina/Marcelinho Carvalho
Música Mais Popular:  Surungo Letra: Valdir Eguilhor (Cabo Véio)
Melodia: Cassiano Mendes


Fonte e foto:  Marcelo Ribeiro/ Caderno 7 e Ronda dos Festivais.